Site Meter

quinta-feira, dezembro 21, 2006

O papel, qual papel?

Relatos da burocracia nacional.

No emprego...
Eu: Boa tarde, o que preciso para ter o estatuto trabalhador estudante?
RH: Viva, basta uma cópia do horário e do pagamento da matrícula.

Na secretaria da faculdade....
Eu: Boa noite, preciso de uma cópia do horário, para o estatuto de trabalhador-estudante, por favor.
Secretaria: Para lhe dar o horário, preciso de uma declaração da Segurança Social.

Na Segurança Social...
Eu: Boa noite, preciso de uma declaração contributiva para entregar na faculdade, por favor.
Seg. Social: Quer uma declaração com as retribuições com apenas de inscrição na segurança social?

Novamente na secretaria....
Eu: Boa noite, é preciso uma declaração contributiva com as retribuições ou só com a inscrição?
Secretaria: Basta só com a inscrição.

Novamente na segurança social...
Eu: Boa noite, preciso de uma declaração contributiva para entregar na faculdade, por favor.
Seg. Social: Quer uma declaração com as retribuições com apenas de inscrição na segurança social?
Eu: Basta só da inscrição.
Seg. Social: Aqui tem.
Eu: Obrigada.

Mais uma vez na secretaria...
Eu: Boa noite, preciso de uma cópia do horário, para o estatuto de trabalhador-estudante, por favor.
Secretaria: Para lhe dar o horário, preciso de uma declaração da Segurança Social e da empresa.
Eu: Mas não era só da Segurança Social?
Secretaria: Não, são os dois documentos.

No emprego....
Eu: Bom dia, preciso de uma declaração em como sou aqui funcionária, para apresentar na faculdade.
RH: Viva, para ter direito ao estatuto de trabalhador estudante, tem de nos apresentar uma cópia do horário e o recibo da matrícula.
Eu (entre dentes): Eu sei.... eu estou a tentar....

Posso ainda acrescentar comecei por pedir a dita declaração no site da Segurança social, mas ainda se encontra pendente desde dia 18/11. Quando liguei para lá a dizer que os 10 dias úteis que demoravam a entregar o papel já tinham terminado à muito, disseram-me que de facto, o sistema estava "um pouco lento".

Irrita-me não ter o estatuto de trabalhador-estudante.

Sem comentários: